CURB-65

O CURB-65 é uma ferramenta amplamente utilizada para avaliar a gravidade da pneumonia adquirida na comunidade (PAC) e auxiliar na tomada de decisões clínicas. A sigla CURB-65 corresponde a cinco critérios clínicos: Confusão mental, Ureia elevada, frequência Respiratória aumentada, baixa Pressão arterial e Idade avançada (65 anos ou mais). Cada critério adiciona um ponto à pontuação total, que varia de 0 a 5. A pontuação final ajuda os profissionais de saúde a determinar o risco de mortalidade do paciente e a estabelecer o plano de tratamento mais adequado, desde o manejo ambulatorial até a hospitalização em unidade de terapia intensiva.

Cálculo CURB-65

CURB-65







Pontuação Risco de Mortalidade Recomendação Terapêutica
0 0,60% Baixo risco; considere tratamento em casa
1 2,70% Baixo risco; considere tratamento em casa
2 6,80% Hospitalização curta ou tratamento ambulatorial supervisionado de perto
3 14,00% Pneumonia grave; hospitalizar e considerar internação em terapia intensiva
4 ou 5 27,80% Pneumonia grave; hospitalizar e considerar internação em terapia intensiva

A calculadora CURB-65 pode ser usada no ambiente do departamento de emergência para estratificar o risco de pneumonia adquirida na comunidade de um paciente.

  • O CURB-65 Score inclui pontos para confusão e nitrogênio ureico no sangue, que no paciente idoso gravemente doente, pode ser devido a uma variedade de fatores. Um sistema de pontuação alternativo , SOAR , contorna esses dois parâmetros. Ele usa PA sistólica baixa (S) e oxigenação ruim (PaO 2 :FiO 2 ) (O), idade avançada (A), alta frequência respiratória (R).
  • O CURB-65 não atribui pontos para doenças comórbidas e residência em casa de repouso, pois o estudo original considerou muitas dessas condições.
  • Uma meta-análise mostrou que o CURB-65 teve um desempenho ligeiramente melhor na predição de mortalidade e necessidade de tratamento em UTI em comparação ao PSI .
  • Embora muitas pneumonias sejam, na verdade, de natureza viral, a prática típica é administrar um tratamento com antibióticos, já que a pneumonia pode ser bacteriana.
  • A disposição (internação ou ambulatorial) geralmente determina cuidados e gerenciamento adicionais — incluindo exames laboratoriais, hemoculturas, etc.
GERENCIAMENTO

As pontuações CURB-65 variam de 0 a 5. Atribua pontos como na tabela com base no estado de confusão, nível de ureia, frequência respiratória, pressão arterial e idade. Decisões de gerenciamento clínico podem ser tomadas com base na pontuação, conforme descrito no estudo de validação abaixo:

PontuaçãoRiscoDisposição
0 ou 11,5% de mortalidadeAtendimento ambulatorial
29,2% de mortalidadeAdmissão hospitalar vs. observação
≥322% de mortalidadeAdmissão hospitalar com consideração para admissão em UTI com pontuação de 4 ou 5
AÇÕES CRÍTICAS

Para pacientes com pontuação alta no CURB-65, seria prudente garantir que a triagem inicial não tenha perdido a presença de sepse. A avaliação dos critérios de SIRS seria benéfica.

Referências

  1. W Lim, MM van der Eerden, R Laing, W Boersma, N Karalus, G Town, S Lewis e J Macfarlane. Definindo a gravidade da pneumonia adquirida na comunidade na apresentação ao hospital: um estudo internacional de derivação e validação. Thorax. 2003 maio; 58(5): 377–382. doi: 10.1136/thorax.58.5.377.
  2. Shah BA, et. al. Validade do Índice de Gravidade da Pneumonia e dos Sistemas de Pontuação de Gravidade CURB-65 em Pneumonia Adquirida na Comunidade em um Cenário Indiano. The Indian Journal of Chest Diseases & Allied Sciences. 2010;Vol.52.
  3. Aujesky D, Auble TE, Yealy DM, et al. Comparação prospectiva de três regras de predição validadas para prognóstico em pneumonia adquirida na comunidade. Am. J. Med. 2005;118(4): 384–92.doi:10.1016/j.amjmed.2005.01.006. PMID 15808136
  4. Myint PK, Kamath AV, Vowler SL, Maisey DN, Harrison BD. Critérios de avaliação de gravidade recomendados pela British Thoracic Society (BTS) para pneumonia adquirida na comunidade (PAC) e pacientes mais velhos. Os critérios SOAR (pressão arterial sistólica, oxigenação, idade e frequência respiratória) devem ser usados ​​em pessoas mais velhas? Um estudo de compilação de duas coortes prospectivas. Age Ageing. 2006;35(3):286-91.
  5. Capelastegui A, España PP, Quintana JM, et al. Validação de uma regra preditiva para o manejo de pneumonia adquirida na comunidade. Eur Respir J. 2006;27(1):151-7.
  6. Bradley J, Sbaih N, Chandler TR, Furmanek S, Ramirez JA, Cavallazzi R. O índice de gravidade da pneumonia e a pontuação curb-65 são bons preditores de mortalidade em pacientes hospitalizados com pneumonia adquirida na comunidade por sars-cov-2. Chest. 2022;161(4):927-936.
  7. Zaki HA, Hamdi Alkahlout B, Shaban E, et al. A batalha dos preditores de pneumonia: uma meta-análise abrangente comparando o índice de gravidade da pneumonia (Psi) e a pontuação curb-65 na previsão da mortalidade e da necessidade de suporte de UTI. Cureus. 15(7):e42672.

Quem Criou?

Dr. John Macfarlane

John Macfarlane, MD, é um médico consultor respiratório no Nottingham City Hospital no Reino Unido. Ele é um pesquisador ativo no campo da medicina torácica com foco especial em infecções bacterianas e adquiridas na comunidade.

Avatar photo
Dr. Marcelo Negreiros
Autor da Adaptação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima