
A ressecção pulmonar é um procedimento cirúrgico realizado em pacientes com doenças pulmonares malignas e benignas. No entanto, a cirurgia apresenta riscos, e prever a mortalidade pós-operatória é fundamental para a tomada de decisões clínicas. A Calculadora RESECT-90 auxilia nesse processo, fornecendo uma estimativa da probabilidade de mortalidade em 90 dias após a cirurgia, com base em múltiplos fatores clínicos e laboratoriais.
Esta ferramenta utiliza um modelo estatístico validado para fornecer uma avaliação rápida e precisa, ajudando médicos a estratificar riscos e planejar intervenções adequadas. Basta inserir os dados do paciente nos campos indicados para obter a estimativa personalizada.
Calculadora RESECT-90
Quando Usar
- Use esta ferramenta para estimar a mortalidade em 90 dias de pacientes submetidos à ressecção pulmonar.
- Pacientes submetidos à ressecção sublobar (ressecção em cunha ou segmentectomia), lobectomia, bilobectomia ou pneumonectomia foram incluídos no estudo de derivação.
- Pacientes submetidos a ressecção prévia ou terapia neoadjuvante não foram excluídos do estudo de desenvolvimento.

Dr. Marcus Taylor
Medicina de Emergência
Marcus Taylor, MD, é afiliado ao departamento de cirurgia cardiotorácica do Wythenshawe Hospital, que faz parte do Manchester University NHS Foundation Trust na Inglaterra. A pesquisa primária do Dr. Taylor é focada no tratamento do câncer de pulmão e nos resultados da cirurgia cardiotorácica.
Referências
- Taylor M, Martin GP, Abah U, et al. Desenvolvimento e validação interna de um modelo de predição clínica para mortalidade em 90 dias após ressecção pulmonar: o escore RESECT-90. Interact Cardiovasc Thorac Surg. 2021;33(6):921-927.
- Taylor M, Grant SW, Martin GP. Estratificação de risco em pacientes de alto risco submetidos à ressecção pulmonar. Shanghai Chest. 2022;6:21-21.
